Intranet e Rede Social Corporativa

4 Passos para Estruturar Canais de Comunicação com Público Interno

Uma estrutura de comunicação com os colaboradores demanda importantes pilares para ser concebida como estratégica. Dentre eles, constam a definição e a gestão dos Canais de Comunicação com Público Interno.

É importante lembrar que a informação é o produto da comunicação interna e endomarketing. Sendo assim, a definição dos canais ao qual a empresa irá se comunicar com os funcionários é o primeiro passo, a fim de garantir a logística de informação.

Passo 1: Analisar o perfil e a jornada do público interno, bem como os editoriais de conteúdos a serem comunicados

O estabelecimento dos canais aos quais a empresa se comunica com os seus colaboradores deve ser definido considerando o perfil e a jornada do público interno, bem como os editoriais de conteúdos a serem comunicados. A partir disso, é possível avaliar quais serão os melhores meios a serem implementados, levando em conta também as particularidades da empresa. 

Para cada canal de comunicação, é importante traçar um objetivo específico, o público-alvo (podendo variar de acordo com segmentações de colaboradores), a periodicidade, a linguagem e seus atributos. Cada um terá suas especificidades, e deve ser tratado de forma particular. 

A assimilação de um canal leva certo tempo, por isso é importante a constância na atualização destes. Ainda, seguir um processo de fixação, considerando sua implementação, lançamento e manutenção. 

Passo 2: Estabelecer o canal principal e os complementares

Salienta-se a definição de um canal principal com o público interno e os complementares. O canal principal formaliza e centraliza todas as comunicações relevantes da organização. Uma intranet é uma ótima opção, pois permite reunir, além dos comunicados, políticas, materiais de treinamento e possibilidades de interações. Ela acaba por facilitar de forma significativa a jornada e experiência do funcionário. 

Como canais complementares, podemos considerar meios mais pontuais, como newsletter, whatsapp, tv corporativa, entre outros.

Passo 3: Realizar ações de institucionalização dos canais de comunicação com público interno frente aos colaboradores

Além da definição, a institucionalização dos canais de comunicação é um movimento importante dentro das empresas, a fim do colaborador compreender por quais meios a empresa se posiciona de forma oficial. Ela expressa a assimilação do colaborador frente aos canais oficiais da empresa. Deve se dar, principalmente, no momento do onboarding, em campanhas de endomarketing periódicas e reforço das lideranças. 

Passo 4: Estabelecer as métricas dos canais de comunicação com o público interno

Por fim, é muito importante definir quais serão os indicadores de acompanhamento dos canais de comunicação com público interno, como alcance, taxas de cliques, interações, e demais métricas. Este acompanhamento constante é uma das formas da comunicação ser assertiva em seus posicionamentos, bem como avaliar o engajamento dos colaboradores frente aos posicionamentos da empresa. 

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Canais de Comunicação com Público Interno

Sobre a autora

Dani Moreira é Especialista em Comunicação Interna e Endomarketing e Embaixadora da Marca Prodtool.

Pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Escola Superior de Propaganda e Marketing com extensão na Universidade de Coimbra em Portugal.

Atua há 9 anos com Comunicação e já passou pelos setores de varejo, mídia, tecnologia e educação.

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