Intranet e Rede Social Corporativa

7 formas de reconhecimento para o público interno

O reconhecimento é uma necessidade psicológica e isso também vale no ambiente de trabalho. Cerca de 65% dos funcionários que pediram o desligamento do seu antigo trabalho o fizeram por não se sentirem devidamente reconhecidos dentro da empresa, segundo pesquisa da Gallup.

A comunicação interna e o endomarketing dizem de estratégias de relacionamento que também colaboram na retenção do público interno, concebendo funcionários menos sensíveis ao salário. Uma das formas de atingir este objetivo é o constante reconhecimento ao público interno.

7 formas de reconhecer seus colaboradores

1 – Ações de reconhecimento a partir da jornada do colaborador 

O colaborador vivencia em uma organização um ciclo de vida. Esse ciclo refere-se à jornada dele na empresa e tem como principais fases: atração, recrutamento e seleção, contratação, integração, retenção e desligamento. 

Nessas etapas, é possível explorar ações a fim de exaltar tal momento frente ao colaborador. Como por exemplo, no momento da contratação, é possível receber o funcionário com um kit de boas-vindas, bem como uma carta enaltecendo esta chegada dele na empresa. Na integração, é possível preparar uma celebração especial da equipe com quem ele irá trabalhar. Na etapa de retenção, é possível enaltecer alguns marcos, como: aniversário do colaborador, aniversário de empresa e promoções. 

2 – Programas de endomarketing alinhados aos objetivos da empresa 

Programas de endomarketing são reconhecimentos constantes a fim de reconhecer os colaboradores diante de objetivos estratégicos da empresa. 

Além da jornada do colaborador, é possível definir quais comportamentos a empresa gostaria de valorizar de seus colaboradores, como: ideias inovadoras, atuação conforme os valores da empresa, cuidado com o cliente, colaboração, etc. A partir disso, estruturar reconhecimentos a fim de valorizar estas atuações. 

Exemplo: 

Programa de Boas Práticas: Colaboradores submetem suas ideias de melhoria em processos e produtos, e as melhores são reconhecidas por prêmios ou enaltecendo os mais votados frente aos demais colegas. 

3 – Programas de reconhecimento atrelado às metas da empresa

Um programa atrelado às metas financeiras da empresa é também um ótimo estímulo para os colaboradores. Dessa forma, à medida que a empresa alcança suas metas, o público interno recebe uma bonificação. 

É muito importante conceber um regulamento do programa de fácil interpretação, bem como fácil acesso. Ainda, caso alterado, é muito importante comunicar a mudança. 

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4 – Ações e campanhas de Endomarketing

Campanhas e ações de reconhecimento a partir de datas celebrativas são boas oportunidades de valorizar o público interno, como dia dos pais, dia da mulher, copa do mundo, entre outras datas. 

Exemplo: 

Copa do Mundo: Álbum de figurinhas com os colaboradores, enaltecendo suas características. É possível fazer na versão impressa ou online. Com certeza, o público interno irá se sentir reconhecido e integrado. 

5 – Seções de reconhecimento nos canais de comunicação 

Os canais de comunicação são ótimos recursos a serem utilizados para reconhecer os colaboradores, sem demandar recursos financeiros. É possível alocar uma seção na newsletter dos aniversariantes do mês ou aniversário de empresa, por exemplo. Gamificar as interações na rede social corporativa Prodtool. Ainda, aproveitar os canais para reforçar campanhas, ações e programas de reconhecimento.

6 – Plano de carreira

Um plano de carreira bem estruturado e com critérios claros também é percebido como uma forma de reconhecimento. Vale enaltecer o momento de promoção frente ao colaborador, a partir de um destaque frente aos demais colegas e uma carta ao funcionário, por exemplo. 

7 – Cultura do Feedback 

Acima de tudo, uma cultura de feedback deve ser fomentada nas organizações, a fim de promover um movimento constante de reconhecimento. Um ambiente aberto ao diálogo dentro da empresa, onde existe o hábito de conversar sobre como está a performance do colaborador, tanto em relação às suas entregas quanto ao comportamento. Principalmente, entre líder e liderado, mas também entre colegas.

Sugere mais alguma ação? Conta pra gente!  

Reconhecimento

Sobre Dani Moreira

Dani Moreira é Especialista em Comunicação Interna e Endomarketing e Embaixadora da Marca Prodtool.

Pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Escola Superior de Propaganda e Marketing com extensão na Universidade de Coimbra em Portugal.

Atua há 9 anos com Comunicação e já passou pelos setores de varejo, mídia, tecnologia e educação.

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