A comunicação interna traduz a logística de informação entre empresa e colaboradores, e tem como pilares: os canais de comunicação com o público interno, as lideranças como porta-vozes da empresa, as campanhas de endomarketing e as ações de reconhecimento. No entanto, as lideranças são apontadas como o principal canal de comunicação interna, diante da sua influência.
Um estudo da Gallup exalta o papel da liderança na otimização da experiência do colaborador. A interação com o gestor direto é um dos fatores mais importantes para o sucesso na jornada do público interno. No entanto, um líder só pode estimular o engajamento se também estiver engajado.
Ainda, um levantamento da consultoria de recrutamento Michael Page com candidatos a vagas de emprego aponta que oito em cada dez profissionais pedem demissão por causa do chefe. Sabemos que há diversas habilidades para uma boa liderança, no entanto, a comunicação é uma das essenciais. Dessa forma, é necessário desenvolver as lideranças tanto em suas habilidades de comunicação interpessoal, quanto empoderá-las para manifestarem seu papel de porta-vozes da empresa frente ao público interno.
Dessa forma, a liderança deve assumir seu papel estratégico no processo de informação e considerar:
- Manifestar seu papel de principal canal de comunicação dentro das organizações;
- Promover o direcionamento da informação;
- Ter uma visão ampla ao repassá-la;
- Fazer com que sua comunicação sirva de fator motivacional, contempla-se um programa de comunicação para a liderança.
Com o apoio da organização e demais áreas da empresa, é papel da comunicação interna conduzir um programa constante de capacitação de comunicação aos gestores, a fim de alcançar o protagonismo das lideranças. De acordo com o livro Endomarketing Estratégico, um programa de capacitação de comunicação para lideranças deve conter:
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1 – Empoderamento e responsabilização:
O líder precisa ter consciência do seu papel estratégico na comunicação com os colaboradores. Dessa forma, um programa de capacitação deve principiar empoderando e responsabilizando o líder do seu papel enquanto comunicador.
2 – Treinamento
É preciso levar às lideranças um treinamento de técnicas de comunicação interpessoal. Não adianta só dizer da importância e não trazer o como. Se não houver alguém dentro da empresa com esta skill, vale convidar alguém externo para o treinamento.
3 – Rituais de informação
Além das técnicas, precisamos criar rituais de informação dentro da empresa, como por exemplo, toda segunda-feira ou sexta-feira a liderança deve levar as principais pautas da semana que passou e um start da próxima.
4 – Instrumentalização
Para que o líder tenha as informações das quais precisa para os rituais de informação e promover o direcionamento da informação, é válido criar um canal de comunicação específico para as lideranças, como um email, newsletter, etc.
5 – Monitoramento
Para fechar o ciclo de capacitação, é necessário um monitoramento constante do processo. Pesquisas frequentes com os colaboradores, avaliando o líder em sua capacidade de comunicação são válidos. É importante levar o feedback para o líder.
Vale ressaltar que esse processo não deve ser feito só uma vez! Ele deve ser constante, considerando as mudanças dentro da empresa, a entrada e saída de lideranças e colaboradores.
Como a Prodtool ajuda você
Na rede social interna da Prodtool, é possível instrumentalizar a liderança com informações segmentadas. A Prodtool permite criar categorias de públicos para envio das comunicações. A partir desta ferramenta, o gestor estará abastecido com conteúdos de valor para cascatear à sua equipe.
Sobre a autora
Dani Moreira é Especialista em Comunicação Interna e Endomarketing e Embaixadora da Marca Prodtool.
Pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Escola Superior de Propaganda e Marketing com extensão na Universidade de Coimbra em Portugal.