Intranet e Rede Social Corporativa

Mapa de empatia do colaborador

O mapa de empatia é uma ferramenta frequente no branding, pois possibilita uma maior identificação dos consumidores de determinado produto ou marca. É possível também ser aplicada com o objetivo de compreender ainda melhor o público interno das organizações.

Ter empatia é perceber os sentimentos dos outros, buscando entender as razões de seu comportamento e pensamento. A empatia permite ver situações sob perspectivas diferentes e compreender as razões pelas quais indivíduos agem de determinada forma, evitando conflitos desnecessários. Ela é primordial no relacionamento, gestão e comunicação com os colaboradores.

Para sermos assertivos frente ao público interno, é necessário compreendermos suas necessidades, desejos e problemas. Alguns desafios na atuação da gestão de pessoas são: qual o melhor canal a ser utilizado com tal público? Qual a campanha e ação de engajamento mais assertiva? Qual o tom que devemos dar a tal posicionamento da empresa? Qual o melhor benefício? Todos esses questionamentos podem ser respondidos a partir do mapa da empatia do público interno.

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Segue exemplo do mapa de empatia: 

mapa de empatia

Importante: O mapa de empatia deve ser feito após termos a persona do colaborador da nossa empresa!

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mapa de empatia

Sobre a autora

Dani Moreira é Especialista em Comunicação Interna e Endomarketing e Embaixadora da Marca Prodtool.

Pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Escola Superior de Propaganda e Marketing com extensão na Universidade de Coimbra em Portugal.

Atua há 9 anos com Comunicação e já passou pelos setores de varejo, mídia, tecnologia e educação.