A mensuração de resultados diz de um processo conduzido com o intuito de demonstrar os resultados obtidos por um programa, ou seja, mostrar que os objetivos inicialmente propostos foram alcançados de fato. Na comunicação interna, ela é essencial para entender os ganhos, corrigir rotas, retroalimentar planejamento e demonstrar a contribuição da área.
Não existe certo ou errado na forma de mensurar, pois cada empresa tem suas metodologias e indicadores de sucesso. É importante que a comunicação interna esteja alinhada a esses fatores.
Da mesma forma que avaliamos a maturidade da comunicação interna a níveis políticos, estratégicos e táticos, de acordo com a matriz de maturidade, também temos níveis de maturidade para a mensuração de resultados.
Prodtool. A melhor intranet e rede social corporativa para sua empresa.
Níveis de mensuração:
Básico – avalia a efetividade dos canais internos de comunicação, sua penetração, volume, periodicidade, estética, distribuição, pertinência, entre outros atributos
Intermediário – o quanto da comunicação conquistou a ação do público interno diante de uma iniciativa da área
Avançado – avalia mudança de comportamento
Ainda, é possível considerar diferente tipos de indicadores, como:
Eficiência – Avalia o processo, como os recursos e prazos, entre outras dimensões do desempenho da área.
Eficácia – É a dimensão que expressa o alcance dos objetivos. Avalia o resultado dos esforços da área.
Efetividade – É a relação entre os resultados alcançados e impactos atingidos. Avalia o progresso das ações.
De que formas mensurar estes indicadores?
As ferramentas para conseguirmos avaliar podem ser as mais diversas, considerando as peculiaridades de quem está avaliando e da empresa. Exemplo de recursos para avaliação: pesquisa de clima, grupo focal, entrevista em profundidade, enquetes, game, avaliação de desempenho, leader assessment.
Dica plus para desenvolver o olhar analítico da área de comunicação interna
- Dashboard reunindo os diferentes indicadores da área
- Relatório mensal com análise qualitativa e quantitativa
- Definir objetivos e metas antes da execução de campanhas e ações
- Apresentação dos resultados de forma constante para a gestão
Como a Prodtool ajuda na mensuração de resultados?
A Prodtool, ferramenta de comunicação, performance e treinamentos, conta com a funcionalidade “enquetes”. A partir dela, é possível aplicar desde pesquisas de clima, opiniões sobre um material ou qualquer ocasião.
Ainda, ela disponibiliza um dashboard autonomizado, podendo ser acessado a todo momento, apresentando a taxa de acesso aos informes, nível de engajamento, entre outros indicadores.
Sobre a autora
Dani Moreira é Especialista em Comunicação Interna e Endomarketing e Embaixadora da Marca Prodtool.
Pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Escola Superior de Propaganda e Marketing com extensão na Universidade de Coimbra em Portugal.
Atua há 9 anos com Comunicação e já passou pelos setores de varejo, mídia, tecnologia e educação.