Intranet e Rede Social Corporativa

5 dicas para engajar os colaboradores a participarem de pesquisas e fóruns

Cada vez mais a gestão de pessoas e negócios de forma colaborativa se mostra estratégica. Envolver os colaboradores em decisões, como nas definições de priorizações para otimização de produtos e serviços, envolvimento em fóruns de discussão, definições de negócio, entre outras ações de co-criação, gera valor para as empresas, pois agrega a visão de “quem está na ponta” e estimula o senso de pertencimento.

Um dos desafios para esta colaboração, e quanto maior o número de funcionários o desafio aumenta, é conseguir estimular e gerir estas opiniões. Uma das formas de conquistar estas percepções, é a partir de pesquisas, para captar o ponto de vista dos funcionários sob determinado tema. 

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Dicas para engajar os colaboradores a participarem de pesquisas e fóruns: 

  1. Lideranças: Peça apoio para os líderes! Tenha claro o objetivo da pesquisa e o benefício que ela irá trazer para a empresa. A partir disso, repasse este posicionamento para as lideranças e solicite ajuda para reforçarem com suas equipes. Uma forma de ser mais assertivo é ao longo da aplicação da pesquisa demonstrar às lideranças a representatividade de respondentes dos seus times. 
  1. Rankeamento: Utilize a gamificação como estratégia de engajamento! É possível fazer por área, por líder… um ranking de quem mais está respondendo e divulgar de forma constante enquanto roda a pesquisa. Pode ser entregue uma premiação no final ou até mesmo um reconhecimento lúdico nos canais de comunicação interna. 
  1. Devolutiva constante: É muito importante os colaboradores terem uma devolutiva da pesquisa. Se foi avaliado quantos colaboradores desejam retornar ao modelo presencial, por exemplo, é importante que esta informação seja apresentada aos funcionários e o que a empresa fará com este dado. 
  1. Demonstrar que as opiniões estão sendo acatadas: Colaboradores que se sentem ouvidos irão se engajar nas próximas ações! Demonstre que as opiniões estão sendo acatadas. Pode-se criar um slogan para quando algo solicitado pelos colaboradores for implementado.  
  1. Saber onde alocar a atenção dos colaboradores: Saber o momento certo de aplicar uma pesquisa a fim de não sobrecarregar os colaboradores e direcioná-los para um determinado esforço é estratégico. Se tudo for considerado importante, nada receberá a devida atenção. 

Dica plus: Calculadora de amostragem

Ainda, uma dúvida constante é qual a representatividade necessária de respondentes para uma pesquisa ser válida. A Survey Monkey, companhia baseada em nuvem de desenvolvimento de pesquisas online, desenvolveu uma calculadora de amostragem online e gratuita, que é possível compreender qual o tamanho da amostra necessária. 

Quanto maior o grau de confiança e menor a taxa de erro, melhor. No entanto, orienta-se que no mínimo 85% de grau de confiança e menor que 5% a margem de erro.  De toda forma, o importante é aplicar as pesquisas e ir buscando otimizar a representatividade ao longo do tempo.

Prodtool ajuda você a conquistar o engajamento dos colaboradores em pesquisas e fóruns:

Com a rede social corporativa da Prodtool, é possível avaliar de forma constante a percepção dos colaboradores a partir de fóruns na plataforma. De forma fácil e ágil, o administrador consegue lançar uma avaliação e os colaboradores são estimulados a responder a partir de uma ferramenta pensada de forma estratégica para o engajamento dos funcionários. Ainda, o gestor tem acesso real time dos resultados da pesquisa e consegue atuar com as dicas dadas acima para otimizar os resultados. 

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Dani Moreira

Dani Moreira é Especialista em Comunicação Interna e Endomarketing e Embaixadora da Marca Prodtool.

Pós-graduada em Comunicação Corporativa pela ESPM e atua há 10 anos com Comunicação e já passou pelos setores de varejo, mídia, tecnologia e educação.

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