Organizações que estabelecem processos constantes de informação e capacitação junto a seus colaboradores são percebidas de forma diferenciada no mercado. Manter o público interno informado sobre aonde a empresa quer chegar, o que vai fazer para atingir seus objetivos, como eles colaboram para a conquista, bem como oferecer capacitação constante para os colaboradores perfomarem de acordo com as estratégias da empresa, contribuem diretamente no engajamento dos funcionários em prol dos objetivos organizacionais.
A comunicação interna trata-se de um fluxo de informação entre empresa e colaborador, por meio de canais e lideranças. É ela quem conduz um posicionamento estratégico frente ao público interno, atuando frente a como a empresa quer ser percebida pelos funcionários, como a empresa quer que os seus empregados se sintam, o que a empresa espera das pessoas que nela trabalham e reforçando a cultura organizacional.
Prodtool. A melhor intranet e rede social corporativa para sua empresa.
No entanto, não podemos apenas dizer aos colaboradores, por exemplo, onde a empresa quer chegar e como eles ajudam nesse objetivo sem capacitá-los. A educação corporativa, também chamada de educação empresarial, ocorre quando a organização estabelece um forte processo de aprendizagem que tenha como prioridade a obtenção, manutenção e disseminação do conhecimento.
É através da constância da capacitação dos colaboradores que vamos alinhá-los à forma desejada de atuação. Além disso, treinamentos são percebidos, também, como reconhecimentos frente aos empregados. Estes se sentem valorizados pela organização quando ela oportuniza momentos de aprendizado.
Como a Prodtool pode ajudar
Em sua rede social corporativa, a Prodtool reúne possibilidades de comunicação com os colaboradores, através de comunicados, documentos importantes e calendarização, como também universidade corporativa integrada. Dessa forma, é possível disponibilizar cursos e materiais pontuais de treinamento e capacitação. Essa centralização facilita o dia a dia do colaborador e o mantém alinhado aos objetivos organizacionais.
Sobre a autora
Dani Moreira é Especialista em Comunicação Interna e Endomarketing e Embaixadora da Marca Prodtool.
Pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Escola Superior de Propaganda e Marketing com extensão na Universidade de Coimbra em Portugal.
Atua há 9 anos com Comunicação e já passou pelos setores de varejo, mídia, tecnologia e educação.