Ser percebida como uma marca empregadora, como uma empresa com diferenciais competitivos frente a colaboradores ou potenciais funcionários, é um dos grandes desafios das organizações. Nos Estados Unidos, segundo um recente estudo do pesquisador Anthony Klotz, especialista em psicologia organizacional, mostrou que no mês de abril de 2021, quase 4 milhões de pessoas deixaram seus trabalhos — o valor mais alto desde que este tipo de dado passou a ser registrado.
O pesquisador, associado de administração na Escola de Negócios Mays, da Universidade Texas A&M, diz que há quatro grandes explicações para a “Grande Renúncia” estar se concretizando agora:
1- Muitos funcionários que já queriam deixar seus empregos em 2020 adiaram essa decisão;
2 – Esgotamento do trabalho;
3 – Momentos de revelação ou epifania;
4 – Muitas pessoas se adaptaram a trabalhar de casa e agora não querem voltar ao escritório.
A pesquisa ressalta a importância de as empresas estarem atentas à percepção do seu público interno frente às suas marcas, e este processo é chamado de employer branding – gestão da marca empregadora.
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“O employer branding é o ato de desenvolver a imagem da marca, enquanto empregadora, na mente dos profissionais que estão no mercado – que a empresa deseja conquistar -, e dos empregados que ela já possui. Assim, a imagem de marca é trabalhada por meio de ferramentas de endomarketing, o que faz com que as pessoas percebam como a melhor para se trabalhar.” BRUM, 2017
Para que essa gestão seja feita, é necessário definir um EVP – Employee Value Proposition, também chamado de Proposta de Valor ao Empregado. De acordo com Bruna Mascarenhas e Viviane Mansi, é o “conjunto de qualidades às quais a empresa deseja ser associada como empregadora”.
A partir da definição destas qualidades, é necessário fazer a sua gestão. A comunicação interna e o endomarketing são essenciais para que isso aconteça, a fim de utilizar o fluxo de informação com os colaboradores como forma de reforço destes atributos, além de propiciar experiências inovadoras.
Ainda, o olhar estratégico para a jornada do colaborador também é fundamental para que isso aconteça. É preciso mapear os principais pontos de contato do colaborador com a empresa durante sua trajetória, e traçar estratégias de relacionamento e enaltecimentos da imagem desejada.
Como a Prodtool ajuda você na gestão da marca empregadora
A nossa rede social corporativa apoia os colaboradores desde o início da sua jornada, oferecendo onboarding automatizado e de fácil acesso na plataforma. Ainda, a intranet mantém o público interno informado em relação às estratégias da empresa, enaltecendo o senso de pertencimento, e propiciando um espaço interativo junto aos demais funcionários.
Sobre a autora
Dani Moreira é Especialista em Comunicação Interna e Endomarketing e Embaixadora da Marca Prodtool.
Pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Escola Superior de Propaganda e Marketing com extensão na Universidade de Coimbra em Portugal.
Atua há 9 anos com Comunicação e já passou pelos setores de varejo, mídia, tecnologia e educação.